sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Informes do NEArIn - 04 - Novembro de 2007

NEArIn faz parceria com Instituto C&A para realização de curso de qualificação de Escritores e Artistas Indígenas.

Já está quase fechada a parceria entre o Instituto C&A e o nosso núcleo para a realização de cursos de qualificação para autores e artistas indígenas durante o 10º. Salão FNLIJ do Livro Infantil e Juvenil que será realizado entre o final de maio e o inicio de junho de 2008 no Rio de Janeiro.
Como aconteceu este ano, o próximo se realizará provavelmente nos jardins do Museu de Arte Moderna e será organizado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ.
A parceria prevê nossa participação durante o salão, a manutenção do nosso seminário, nosso encontro propriamente dito e, como novidade para a próxima edição, um curso de qualificação para que possamos melhor conhecer as técnicas de leitura e escrita e, assim, possamos profissionalizar nossa atuação no mundo do livro e da literatura.
O próximo encontro marcará o 5º. Ano consecutivo de realização desse evento que é um marco para nossa literatura.
Marque na agenda esta data.

Encontro de escritores em Recife.
Também está sendo firmado com o Instituto C&A uma participação do NEArIn no 1º. Salão FNLIJ do Livro Infantil e Juvenil que acontecerá em Recife durante o mês de novembro de 2008.
Nossa proposta é de realização do seminário, da montagem do estande para exposição da nossa literatura e de um encontro com parentes indígenas da região para a divulgação da literatura entre eles.
Em principio iremos limitar a participação a um número menor de escritores. Posteriormente encaminharemos a todos e todas nossa proposta e os nomes das pessoas a serem convidadas.
Alertamos que a escolha será feita a partir de critérios objetivos como: capacidade de produção escrita (cada convidado (a) terá que escrever um texto para apresentar e que terá que nos remeter com antecedência); produção literária publicada; capacidade de domínio de público e o real comprometimento com o núcleo.

Projeto Biblioteca na Aldeia
No último encontro discutimos a questão da biblioteca na aldeia. Apesar das diferentes opiniões que foram emitidas, não conseguimos fazer com que os membros do Núcleo continuassem o debate através da rede. Por isso a coordenação do NAErIn decidiu propor uma experiência piloto que possa nos colocar diante de uma situação concreta. Neste sentido, está sendo “gestada” o projeto Biblioteca na Aldeia que será patrocinado também pelo Instituto C&A em parceria com a FNLIJ.
O projeto passará por distintas fases de execução: reconhecimento da área, elaboração do projeto a partir das demandas locais, oficinas para confecção de papel reciclado e para levar às comunidades a técnica da “fazeção” do livro, escolha de locais adequados, treinamento dos agentes locais, entre outras.
A fase atual é de dar forma ao projeto e fazer projeções de custos. Isso tem sido realizado através de constantes reuniões entre o coordenador do Núcleo e a FNLIJ que faz a intermediação com o Instituto.
A próxima fase será a da montagem da equipe que irá participar do projeto.
Foi escolhida – também por conta das facilidades de acesso – a terra indígena Kayabi/Apiaká, local que acolhe a aldeia Nova Munduruku, onde será montada a base da experiência.

Cristino Wapichana no Rio.
Por conta das muitas demandas que o Núcleo passou a ter, virá se estabelecer no RJ nosso vice-coordenador Cristino Wapichana.
Ele virá a partir de janeiro de 2008 e assumirá a coordenação da sede do Núcleo que, se pretende, seja inaugurada. Nossa idéia é que o músico, poeta e escritor wapichana possa articular novas parcerias e dar maior visibilidade às nossas ações.
Cristino se integrará também ao projeto Poranduba realizado em parceria com o grupo de contadores de histórias liderado por Rute Casoy (este grupo foi quem fez a apresentação de abertura em nosso encontro). Este projeto é uma parceria do Inbrapi com o grupo Roda de Histórias Indígenas e tem como objetivo a gravação de histórias em CD’s que serão distribuídos para escolas brasileiras.
Atualmente o projeto está aguardando ser liberado pelo Ministério da Cultura uma vez que a iniciativa já foi aprovada pelo edital da Petrobrás.

Rosi Whaikon em São Paulo
Outra coordenadora do Núcleo que está decidida a vir para o sudeste é nossa secretária Rosi.
A intenção desta coordenação é que Rosi possa vir participar do projeto Biblioteca na Aldeia e também participar de cursos de especialização em literatura infantil e juvenil. Alguns destes cursos são ministrados pela Câmara Brasileira do Livro, com sede em São Paulo.
Se tudo for confirmado nossa amiga chegará a são Paulo em meados de 2008.

Livros de autores indígenas em Programas de Governo
Todo final de ano os governos federal, estadual e municipal fazem compras de livros para serem distribuídos em escolas públicas.
Neste ano, pelas informações que tivemos, três títulos de escritores indígenas foram escolhidos nestes programas. Ainda não saíram as quantidades, mas sabe-se que não serão inferiores a três mil exemplares. São eles:
· O caso da cobra que foi pega pelos pés, de Wasiry Guará. Governo de Minas Gerais;
· Tempo de Histórias, de Daniel Munduruku. Governo Federal.
· Catando Piolhos, contando histórias. Daniel Munduruku. Governo de São Paulo.


Morte de Jorge Terena

Recebemos com grande tristeza a noticia da morte de nosso parente Jorge Terena, vitimado por um Acidente Vascular Cerebral – AVC na sexta feira, 09 de novembro.
Jorge sempre foi um grande batalhador da causa indígena e um dos fundadores da União das Nações Indígenas – UNI, na década de 1980.
Formado em sociologia nos Estados Unidos, para onde foi ainda jovem, foi um dos principais articuladores durante a assembléia nacional constituinte que nos legou um capitulo inteiro para os povos indígenas.
Jorge deixará um vazio espiritual, político e humano entre os que o conheceram e com ele partilharam as alegrias e as tristezas do movimento indígena.
Nosso Núcleo presta uma singela homenagem a este que foi um grande líder indígena.



Um blog para o NEArIn?

Estamos alimentando a idéia de organizarmos um blog com notícias de literatura indígena. O que acham?
Vale lembrar que já temos o blog da Eliane Potiguara que abastece a todos nós com noticias e comentários. Para não ser considerado uma concorrência com nossa parente, poderíamos organizar este espaço como um fórum para os debates que nós mesmos queremos realizar no núcleo.
Aguardamos noticias e sugestões de todos vocês.

Concurso para autores indígenas já recebe inscrição
Já está oficialmente lançado o 5º. Concurso Tamoios para Textos de Escritores Indígenas. O regulamento já está disponível no site www.fnlij.org.br. Outras informações poderão ser obtidas também pelo telefone (061) 3033-7019.
O concurso Tamoios é uma iniciativa do Inbrapi com o apoio da FNLIJ responsável pela avaliação da qualidade literária dos textos inscritos garantindo a isenção total da diretoria do Inbrapi.
No último ano o vencedor foi o músico Cristino Wapichana que ganhou um kit de livros e uma passagem aérea para o Rio de Janeiro onde participou do encontro de escritores e artistas indígenas.

E-book com textos de autores indígenas.

Por iniciativa do Grumin, instituição criada e mantida pela guerreira Eliane Potiguara, está sendo oportunizado a todos os indígenas interessado a participação no 2º. E-book, livro on-line que tem a proposta de oferecer oportunidade de visibilidade para autores indígenas.
Para outras informações: elianepotiguara@uol.com.br

Daniel Munduruku será homenageado com Sala de Leitura.
O coordenador do Núcleo “batizará” a Sala de Leitura da Escola Municipal Clarice Lispector. A homenagem ao escritor acontecerá no dia 07 de dezembro na sede da escola que fica no Rio de Janeiro.

Um comentário:

Olivio Jekupé disse...

EU COMO UM DOS ESCRIOTORES INDÍGENAS, FIQUEI FELIZ EM VER ESSE BLOG E ALEGRE POR VER MAIS UM DOS MEUS LIVROS SENDO MOSTRADO PARA O PÚBLICO E ESPERO QUE TODOS QUE VEREM SINTA FELIZ ASSIM COMO EU.
ABRAÇOS A TODOS OS FÃ DA LITERATURA INDÍGENA.

www.oliviojekupe.blogspot.com
www.culturaguarani.org.br