quarta-feira, 22 de abril de 2009

Exposição em Cruzeiro do Sul mostra diversidade cultural indígena

Exposição em Cruzeiro do Sul mostra diversidade cultural indígena
Flaviano Schneider
22-Abr-2009

Todo o acervo pertence ao museu. As peças da exposição foram retiradas da reserva técnica

exp2.jpg
Exposição valoriza o modo de vida dos povos indígenas (Foto: Flaviano Scheneider/Secom)
‘Povos Indígenas do Acre e sua Diversidade Cultural' é nome da exposição que a Fundação Elias Mansour e o Museu de Cruzeiro do Sul estão realizando na Biblioteca Padre Trindade, em Cruzeiro do Sul, ainda como parte das comemorações da Semana do Índio. O objetivo é levar à sociedade, especialmente aos estudantes, o conhecimento das práticas e fazeres das etnias existentes no Estado, através da exposição de peças de seu artesanato e seu dia-a-dia e informações sobre suas festas, música e alimentação.

Como explica o coordenador regional da FEM, Charles André, o que se pretende é valorizar o modo de vida dos povos indígenas, de modo que, sendo conhecidos, o respeito a eles se estenda para além das comemorações do Dia do Índio.

"Estamos na semana de comemoração do Dia do Índio. Aqui no Vale do Juruá temos diversas etnias e como o museu de Cruzeiro do Sul tem um acervo riquíssimo em produtos e materiais confeccionados pelos indígenas, colocamos à apreciação da sociedade, em especial os estudantes, a reapresentação da exposição 'Os Povos da Floresta', que esteve no ano passado no museu. Este ano resolvemos mostrar o acervo de forma itinerante. É uma oportunidade para os estudantes conhecerem as particularidades dos índios de nossa região. Que eles possam vir para a biblioteca se alimentar de cultura", disse André.

A coordenadora do Museu, Rútila Silva, disse que os banners da exposição trazem informações de todas as etnias do Acre, mas a amostra dos artefatos está centrada nas etnias Katuquina, Ashaninka e Kaxinawa. "A amostra traz os principais costumes do cotidiano, inclusive algumas peças que mostram o tipo de animais silvestres que eles costumam adotar na sua alimentação diária", disse. Ela informou ainda que todo o acervo pertence ao museu e as peças da exposição foram retiradas da reserva técnica para que o museu em si não fique desguarnecido.

A estudante Lenice Oliveira da Silva, da Escola Valério Caldas de Magalhães, veio cedo de manhã ver a exposição. "A professora pediu que observássemos bem e depois fizéssemos um relatório." Ela disse que não tem muito conhecimento dos povos indígenas, mas achou muito interessantes as peças de artesanato.

A exposição permanece na Biblioteca Padre Trindade por duas semanas, quando será levada para Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

Prêmio Culturas Indígenas

Lembrou o coordenador da FEM que, dento da programação do Dia do Índio, o governador fez o lançamento do plano de gestão indígena, com anúncio de investimentos de R$ 22 milhões nas aldeias até o fim de 2010. Também foi lançado o prêmio 'Culturas Indígenas do Acre', que premiará iniciativas de valorização cultural indígenas nas áreas de audiovisual, artes visuais, literatura/comunicação, intercâmbio, música e revitalização de patrimônio material e imaterial, tendo sido destinado o montante de R$ 200 mil para as iniciativas premiadas.


Atualizado em ( 22-Abr-2009 )

Nenhum comentário: