domingo, 19 de julho de 2009

Agenda de encontros indígenas em Ji-Paraná

19 julho, 2009 por Reportagem

De 20 a 25 de julho acontece a I Conferência Regional de Educação Escolar Indígena em Ji-Paraná. A conferência será realizada no CENTRER, BR 364, e deverá reunir lideranças, estudantes, professores e representações comunitárias dos povos indígenas para discutir amplamente as condições de oferta da educação intercultural indígena, buscando aperfeiçoar as bases das políticas e a gestão de programas e ações para o tratamento qualificado e efetivo da sociodiversidade indígena, com participação social.

As Conferências Regionais estão sendo realizadas em todo o Brasil e são espaços para que representantes dos povos indígenas, dirigentes e gestores dos Sistemas de Ensino, Universidades, FUNAI , entidades da sociedade civil e demais instituições reflitam e debatam a situação atual da oferta da educação escolar indígena e proponham encaminhamentos para a superação de inúmeros desafios.

As propostas definidas nas Conferências Regionais serão encaminhadas para a Conferência Nacional. A partir das reflexões e discussões das etapas locais e regionais, os Delegados e Delegadas devem ter um conjunto de compromissos compartilhados para orientar a ação institucional para o desenvolvimento da Educação Escolar Indígena.

Outro evento importante organizado em Ji-Paraná será o Encontro de Pajés, que acontecerá na aldeia Paj Gap, de 30 de Julho a 02 de Agosto.

Fonte: http://www.redenoticia.com.br/noticia/?p=5823

Nenhum comentário: