terça-feira, 28 de julho de 2009

Conferência Regional de Educação indígena começa hoje

Fonte: Portal ORM


BELÉM - Após realização de rituais de preparação, com danças e cantos tradicionais, catorze povos indígenas do sul e sudeste do Pará estão reunidos na aldeia Kyikatejê, no município de Bom Jesus do Tocantins, a 25 quilômetros de Marabá, para a I Conferência Regional de Educação Escolar Indígena nesta terça-feira (28).

O evento, que é promovido pela Coordenação de Educação Escolar Indígena da Seduc (Secretaria Estadual de Educação) em parceria com o Ministério da Educação, reúne mais 250 pessoas entre representantes indígenas e de instituições do Governo Federal e Estadual, além de representar uma preparação para a I Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena que acontece de 21 a 25 de setembro, em Brasília.

Entre os temas a serem discutidos, estão 'Educação escolar, territorialidade e autonomia dos povos indígenas'; 'Práticas pedagógicas iindígenas'; 'Políticas, gestão e financiamento da educação escolar indígena'; 'Participação e controle social'; e 'Diretrizes para educação escolar indígena'. Tais temáticas também serão debatidas em Belém de 10 a 14 de agosto por mais de 40 povos indígenas do Estado.

Segundo a coordenadora da educação escolar indígena da Secud, Puyr Tembé, além de discutir as políticas públicas direcionadas à educação dos índios, o evento chama atenção por ser realizado dentro de uma aldeia. Um documento será elaborado no final do evento para ser apresentado na Conferência Nacional.

O líder do povo Assurini, Arkwapitinga Assurini, falou sobre o desafio enfrentado pelos índios em relação ao ensino. 'Estamos aqui para fazer o melhor para a educação. Estamos criando uma política pública voltada para a educação indígena. Queremos uma educação do índio para o índio, com autonomia. Já conquistamos o ensino Fundamental nas aldeias e o ensino Médio. Agora precisamos nos preparar para uma universidade indígena', defendeu.

Participam da conferência os povos Amanayé, Assuriní do Trocará, Suruí, Xikrin do Cateté, Guajajara, Karajá, Kayapó, Guarani, Parkatejê, Kyikatejê, Akrãtikatejê, Atikun, Parakanã, Anambé. Um grupo de indígenas da Venezuela, Peru e Equador também participam do encontro. Os indígenas estão na aldeia com objetivo de trocar experiências sobre a educação escolar indígena dos países. (AL)

Nenhum comentário: