sábado, 4 de julho de 2009

Diversidade dará o tom da Feira do Livro de Mato Grosso

Cuiabá / Várzea Grande, 19/06/2009 - 17:20. Da Redação
Pensando na diversidade cultural existente no estado e no país, a Feira do Livro de Mato Grosso (FLIMT) já começa a ser organizada pela Secretaria de Estado de Cultura. O evento que deve acontecer na primeira semana de outubro, neste ano planeja dar destaque para a literatura indígena. Autores indígenas de todo o país se encontrarão em Mato Grosso para apresentar suas produções literárias, realizar contação de historias, lançamentos, apresentações e seminários temáticos.
Além dos escritores de Mato Grosso, o Núcleo de Escritores e artistas Indígenas (NEARIN) deverá ser parceiro nesta programação, trazendo um stand com obras e lançamentos durante a feira. Neste local os autores poderão contar histórias, cantar e dançar, já que segundo os próprios autores, a literatura indígena ultrapassa a escrita, acontecendo nos planos da oralidade, da música e de outros aspectos integrantes da cultura indígena.
Além da participação desses autores, a FLIMT deve trazer editoras e autores nacionais e regionais, além de eventos paralelos. Um dos nomes cotados para participar do Evento é o do escritor Ziraldo. O convite para que o autor participe da Feira em Cuiabá, surgiu durante uma visita de técnicos da SEC ao Salão do Livro realizado no Rio de Janeiro no mês de junho, onde se estabeleceu um primeiro contato com o autor. Durante a feira acontecerá ainda o encontro regional de gestores para bibliotecas públicas, que debaterá uma nova visão para as bibliotecas no país. Este encontro deverá trazer representantes da Biblioteca Nacional, que conduzirão as discussões. A literatura infanto juvenil também ganhará destaque especial nos stands, já que outubro comemora-se o dia da criança. A Feira acontecerá no centro histórico de Cuiabá no mês de outubro.
Jornal O Documento
http://www.odocumento.com.br/noticia.php?id=300856

Nenhum comentário: