sexta-feira, 24 de julho de 2009

Embrapa lança cartilha na Feira Botânica

Da Redação Redação Mais Comunidade

Na próxima edição da Feira Botânica do CasaPark, que ocorre de 24 a 26 de julho, na Praça de Eventos do shopping, o público brasiliense, principalmente o infanto-juvenil, terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura indígena. Para tanto, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançará, no dia 25, às 16h, a cartilha Tracajás para Todos os Índios do Xingu.

O objetivo principal da cartilha é apresentar parte do trabalho de conscientização dos povos indígenas a partir de ilustrações feitas por membros da própria comunidade, acompanhadas de frases explicativas. A preservação do tracajá é um passo importante para a segurança alimentar dos índios do Xingu e a cartilha pretende mostrar ao público, de forma lúdica, os principais passos e resultados obtidos até agora. Além disso, a Embrapa e os representantes da aldeia Kamayurá-Morená também vão apresentar ao público que a realização de um trabalho bem-sucedido de preservação e conscientização ambiental transcende as diferenças étnicas e socioculturais.

Quem visitar o estande da Embrapa vai conhecer as pesquisas mais recentes desenvolvidas pelo grupo de etnobiologia da instituição, entre as quais se destaca: a conservação de tracajá, que é uma espécie parente da tartaruga da Amazônia muito importante na alimentação dos povos indígenas do Parque Indígena do Xingu, no município de Canarana (MT), especialmente em função do alto teor de proteína encontrado nos ovos e na carne.

Para quem quiser apreciar e adquirir objetos indígenas como colares, pulseiras, brincos, travessas, cumbucas, entre outros artigos, índios vão expor os seus produtos, no estande da Embrapa, nesta edição da Feira Botânica.

Serviço:
Feira Botânica - Praça Central do CasaPark - De 24 a 26 de julho. Sexta e sábado das 10h às 22h e domingo das 12h às 20h.

Fonte: http://www.maiscomunidade.com/conteudo/2008-05-19/brasilia/16602/EMBRAPA-LANCA-CARTILHA-NA-FEIRA-BOTANICA.pnhtml

Nenhum comentário: