sexta-feira, 20 de novembro de 2009

OKARA: Uma aldeia na cidade

Mariana Figueiredo/Reprodução
No espaço de convivência, o público poderá vivenciar músicas, rituais de canto e dança, artesanato e comidas tradicionais
 
Canto, dança, apresentações e exposições dos povos indígenas estarão em exposição numa aldeia multiétnica montada no SESC Interlagos. O público poderá vivenciar os rituais feitos por 200 indígenas, entre sete e 90 anos, de cinco etnias diferentes na mostra "OKARA".
Programada para acontecer entre os dias 18 e 22 de novembro, o intuito da mostra é a troca cultural entre os povos. Xavante, Terena, Karajá, Guarani Mbyá e Kalapalo ficarão reunidos em ocas formando uma aldeia multiétnica.
Na língua Guarani, OKARA é o "ponto de encontro da comunidade, praça central da aldeia". Sem fugir disso, os idealizadores do projeto usaram o espaço de convivência do SESC para expor músicas, rituais de canto e dança, confecção de artesanato e comidas tradicionais. São Paulo foi erguida sobre solo Guarani. Sendo assim, os Guarani Mbya, de Parelheiros, serão os anfitriões do evento.
O projeto surgiu a partir de uma proposta encaminhada pelo ITC (Comitê Inter-tribal Memória e Ciência Indígena), idealizada por Carlos e Marcos Terena, líderes indígenas deste mesmo comitê. Após reflexões sobre as experiências e valores do SESC, neste tipo de evento, a entidade se propôs a realizar a exposição que, na verdade, é uma experiência.
Segundo a assessoria do evento, a programação será pautada em torno das seguintes questões: O que eu vejo em você? O que você vê em mim? Que mudanças esse olhar pode nos trazer?
O encontro de diversas culturas, devidamente contextualizado, pode despertar a curiosidade e o entendimento e respeito às diferenças além de produzir momentos de encontro entre diferentes culturas.
Serviço:
SESC Interlagos - Av, Manuel Alves Soares, 1100 - Parque Colonial - São Paulo - SP
Ingressos: Preço de portaria - De R$ 1,50 a 7,00
Idosos a partir de 60 anos - Grátis
Estacionamento - R$ 7,00
Horário de funcionamento: quarta a domingo e feriado, das 9h às 17h
Para conferir a programação completa acesse: www.sescsp.org.br
Terra Magazine

Nenhum comentário: