sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Congresso Indígena debate a valorização da cultura

A Prefeitura de Boa Vista realiza até esta sexta-feira (04) o II Congresso Municipal de Educação Indígena com o tema "Cultura, Respeito e Saberes". O encontro começou quarta-feira (02) e reúne professores, pedagogos e tuxauas de 11 comunidades indígenas da capital no auditório do Hotel Barrudada.

A proposta é qualificar e capacitar os docentes das comunidades sobre cultura e respeito aos saberes dos povos indígenas, valorizando e resgatando a identidade cultural. Para ajudar na discussão dos temas, o evento conta com palestras e exibição de documentários.

Conforme a coordenadora municipal de Educação Indígena, Cristiana Nunes, o, evento discute as reais necessidades de cada comunidade. “Os temas abordados refletem as expectativas dos protagonistas educacionais e sociais das comunidades indígenas, pois emanaram de suas sugestões”, conta.

Cerca de 70 pessoas das comunidades Vista Alegre, Campo Alegre, Ilha, Morcego, Lago Grande, Bom Jesus, Darora, Serra da Moça, Truaru da Cabeceira, Vista Nova e Milho participam do Congresso.

Entre os temas debatidos estão a diversidade lingüística característica dos povos indígenas e o trabalho para preservação das línguas, que é feito nas comunidades por meio da disciplina Língua Materna e da relação do indígena com a terra. Também será abordada a mudança na história dos povos indígenas a partir da constituição de 1988.

Para Mara Ramos, professora indígena da comunidade Morcego, os temas em discussão promovem um resgate cultural. “É a revitalização da cultura dos povos indígenas. Dessa forma, os professores passam para os alunos a importância do meio em que eles vivem e suas raízes culturais”, diz.

Nesta sexta-feira (4), será realizada a palestra "O Ensino de Línguas no contexto Escolar", com o professor Cristóvão Abrantes Justino, do Insikiran/UFRR e a palestra "Medidas de Segurança para Acidentes com Cobras Peçonhentas nas Comunidades Indígenas", com Patrícia Velho, do 7º Batalhão de Infantaria de Selva (7º BIS).

No período da tarde, será realizada a palestra "Oficina de Jogos Pedagógicos a partir da Realidade Indígena", com a professora Adine da Silva Ramos, do curso de Comunicação e Artes da Licenciatura Intercultural do Núcleo Insikiran. O encerramento será às 18h com a entrega de certificados aos participantes.

Língua Materna
As etnias wapixana e macuxi são predominantes nas comunidades indígenas de Boa Vista. Para valorizar e manter a cultura desses povos, a Prefeitura de Boa Vista desenvolve o programa Língua Materna.

O programa consiste em utilizar a língua indígena durante as aulas. Dessa forma, cerca de 130 alunos aprendem disciplinas como matemática, língua portuguesa, entre outras, utilizando a sua língua materna. O método é utilizado na educação infantil e Educação para Jovens e Adultos (Eja).

Educação Indígena – A rede municipal de ensino atende a 11 comunidades indígenas, totalizando 280 alunos na educação infantil, ensino fundamental e Eja.

A Prefeitura de Boa Vista iniciou o processo de licitação para a construção de mais três escolas nas comunidades: Serra da Moça, Vista Alegre e Lago Grande.

Fonte: BVNews

Nenhum comentário: