quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O Femucic abre as portas

Prazo para inscrições ao festival já começou e vai até 20 de março; entre as novidades deste ano estão o lançamento de um DVD e ampliação do Femucic nas Escolas

Thiago Ramari
tramari@odiariomaringa.com.br

  














Divulgação
O primeiro passo para a 32ª edição da Mostra de Música Cidade Canção (Femucic) já foi dado. Até o dia 20 de março, compositores e intérpretes podem inscrever músicas, exclusivamente pela internet, para concorrer a uma vaga no festival, agendado para os dias 19, 20, 21 e 22 de maio, sempre a partir das 20h30, no Teatro Calil Haddad, em Maringá. Como nos anos anteriores, uma comissão deve selecionar cerca de 55 composições para as apresentações ao vivo na mostra.

Algumas novidades estão programadas. Uma delas será o lançamento de um DVD da próxima edição. “Fizemos isso uma única vez, em 2008, para comemorar os 30 anos do festival e, agora, vamos retomar”, afirma o coordenador o evento, Emerson Alexandre Amaral.

Ao todo, 2 mil cópias do DVD devem ser distribuídas gratuitamente, a partir de agosto. Como nos últimos anos, haverá também um CD, o 15º. “A intenção é que, com o CD e o DVD, as pessoas tenham um resumo do festival”, explica Amaral.

Outra novidade é a ampliação do projeto Femucic nas Escolas. Nele, alguns participantes do festival visitam instituições de ensino das redes particular e pública de Maringá, para falar sobre cultura e, principalmente, sobre a produção musical na cidade onde moram – como a mostra recebe inscrições dos quatro cantos do Brasil, o festival figura como um microcosmo da diversidade nacional. “No primeiro ano do projeto, em 2008, passamos por apenas duas escolas; em 2009, foram cerca de cinco; e, neste ano, queremos aumentar esse número”, comenta Amaral.

Para tanto, em vez de ser realizado somente na semana do Femucic, o projeto começar sete dias antes. O agendamento das visitas nas escolas poderá ser feito pelas próprias instituições de ensino, no fim do mês de abril, na unidade do Sesc, um dos realizadores do evento (com o Senac, Prefeitura de Maringá e da RPC TV). “Mesmo assim, o setor de educação do Sesc entrará em contato com as escolas para propor a realização dessas visitas”, diz Amaral.


Regulamento

Cada candidato pode inscrever até três músicas, instrumentais ou com letras, independentemente do gênero - e as três podem ser selecionadas pela comissão. No caso das canções, as letras têm de ser em português ou em idioma indígena – até hoje, o único índio a se apresentar foi Cristino Wapichana, em 2007 e 2009.

Nenhuma das composições pode ter sido apresentada em edições anteriores do festival. A seleção da comissão para as apresentações ao vivo serão divulgadas a partir do dia 14 de abril.

Entre os artistas que passaram pelo festival mais de uma vez está a cantora maringaense Márcia Mara. Ao todo, já foram quatro vezes. Em 2009, ela interpretou “A Lavagem Cerebral”, de Nerino Pacheco, uma canção de protesto com sabor regional.


Para se inscrever
As inscrições ao Femucic devem ser feitas somente pelo site www.sescpr.com.br.
Prazo: até 20 de março.
Mais informações pelo telefone (41) 3304-2137.

Nenhum comentário: