terça-feira, 12 de janeiro de 2010

UEA inaugura segundo módulo de educação indígena em 52 municípios do Estado

Fonte: Portal Amazônia, com informações da TV Amazonas


Reprodução TV Amazonas













MANAUS - A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou hoje (11). aula inaugural do segundo módulo de educação indígena. O curso é voltado para formação de professores indígenas de todo o Estado. A transmissão das aulas é captada em 52 pontos de todo o Amazonas.

2.600 estudantes passarão a acompanhar as aulas, que entraram no ar na manhã desta segunda-feira. A aula será transmitida ao vivo, a partir do centro de mídias de educação da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc), em Manaus. Participam do curso indígenas de 45 etnias.

De acordo com o secretário de políticas indígenas no Amazonas, Jecinaldo Barbosa, o novo módulo só tem a acrescentar as atividades voltadas para os povos indígenas no Estado.

- Essa pedagogia indígena, com certeza, trará grandes benefícios para os povos indígenas. Fortalecerá a educação diferenciada, o fortalecimento da cultura e das línguas indígenas –, comentou.

Segundo a reitora da UEA, Marilene Corrêa, em 2011 abrirão mais 2600 vagas no ensino das Ciências. A formação será com habilitação para o 2º grau.

Curso

O curso de licenciatura intercultural indígena foi criado para formar professores dentro das tribos. O curso tem um total de 315 horas/aula. Neles serão estudados comunicação e expressão; sociologia da educação I: sociedades indígenas e não indígenas; filosofia I: ciência, mitos, tradições e educação indígena; métodos e técnicas de estudo e trabalho científico; e história geral da educação e a questão nacional e da América indígena. (IP)

Nenhum comentário: