terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Show internacional em defesa dos povos do Suruí

Equipe de Conservação da Amazônia - ACT Brasil


A escolha da cantora se deve ao engajamento e a contribuição de Grace na luta pela preservação de comunidades indígenas por todo o mundo. Nascida no Canadá e filha de músicos norte-americanos, a artista recebeu reconhecimentos por sua assistência aos povos indígenas em todo o mundo, como o título de “membro-honorário” da Associação Aquaverde e “patrono” da Associação Internacional Survival.
O líder Almir conheceu a artista em julho de 2009 quando participou do Festival de Música Paleo, um dos maiores da Europa, realizado na Suiça há 35 anos. “Foi uma parceria feita com a organização do evento para divulgarmos o trabalho dos Surui. Conversei com a Grace e ela se emocionou com a nossa história e se propôs a levar a mensagem do nosso povo”, explica Almir
Segundo ele, o show é uma homenagem aos povos indígenas do Surui, comunidade que recentemente desenvolveu um plano de gestão territorial para viver de forma sustentável nos próximos 50 anos. “Queremos criar um novo modelo a partir do conceito de floresta em pé e mostrar os seus benefícios à sociedade. Dessa forma pretendemos apoiar a economia local e a nacional a partir da entrada no mercado de carbono, e fortalecer e incentivar a obtenção de uma política mais verde e saudável”, afirma.
Nesse contexto, os povos do Surui têm incentivado à construção de uma política de defesa do meio ambiente como forma de contribuir com o futuro do planeta. “Queremos mostrar que quem defende a floresta não é contra a economia. O dia de amanhã pode ser garantido se fizermos uma melhor gestão da floresta”, revela.
A cantora – A palavra Grace evoca o encanto, a doçura e a beleza. O álbum de estreia da cantora, intitulado "Hall of Mirrors", coleciona ritmos diversos como folk, blues, reggae e soul. A interpretação das músicas carrega o conhecimento e as emoções da artista adquiridos nas viagens que fez em comunidades indígenas ao redor do mundo. As canções, muito positivas e alegres, passam uma mensagem universal de esperança, tolerância, amor e fraternidade.
Grace passou a infância acompanhando os pais músicos em turnês e festivais. Aos sete, ela seguiu a mãe em uma missão humanitária no Quênia. A partir disso, Grace passou a se definir como “cantora de blues americano, com raízes europeias e um coração africano". A paixão pela África foi tão grande que ela voltou ao continente muitas vezes, especialmente para estudar a arte dos griôs, entre o Senegal e Etiópia.
 
Serviço
Show Internacional com a cantora canadense Grace
Data: 6 de fevereiro
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Cacilda Becker (em Cacoal (RO))
Entrada Franca e Limitada

Nenhum comentário: