terça-feira, 20 de abril de 2010

Cine Pedro Veriano exibe filmes Nós Indígenas

O Cineclube Pedro Veriano também participa das atividades da IV Semana dos Povos Indígenas, que acontece desde domingo em Belém. Nesse sentido, é exibido, desde ontem, 19, o ciclo de documentários Nós Indígenas. A programação vai até o próximo dia 23, sexta-feira, com sessões sempre às 16h30.

Parte dos filmes do ciclo foi criada no âmbito do projeto Vídeo nas Aldeias (VNA), que desde 1987, apoia as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais, por meio de recursos audiovisuais e de uma produção compartilhada com os povos indígenas.

Confira, abaixo, a programação completa:

Dia 20 de abril (terça-feira)

16h30 - "II Semana dos Povos Indígenas", de Luiz Arnaldo Campos e Célia Maracajá

A luta pela demarcação da terra macuxi de Raposa Serra Sol pressiona a II Semana dos Povos Indígenas a enfrentar duas questões essenciais. Os índios são importantes para o Brasil? Os índios devem Ser considerados brasileiros?

16h50 - "Kiarãsâ Yõ Sâty, O amendoim da cutia de Komoi Panara e Paturi"

O cotidiano da aldeia Panará na colheita do amendoim, apresentado por um jovem professor, uma mulher pajé e o chefe da aldeia.

18h30 - "Serras da Desordem" de Andrea Tonacci

Carapirú é um índio nômade, que escapa de um ataque surpresa de fazendeiros. Durante 10 anos ele perambula sozinho pelas serras do Brasil central, até ser capturado em novembro de 1988, a 2000 km de distância de sua fuga inicial. Levado a Brasília pelo sertanista Sydney Ferreira Possuelo, em uma semana ele se torna manchete por todo país e centro de uma polêmica entre antropólogos e linguistas em relação à sua origem e identidade. Na tentativa de identificar sua origem ele reencontra um filho, com quem retorna ao Maranhão. Porém o que Carapirú encontra ao retornar já não está mais de acordo com sua vida nômade.

Dia 22 de abril (quinta-feira)

16h30 - "III Semana dos Povos Indígenas do Coletivo Audiovisual"

Durante a III Semana dos Povos Indígenas, jovens kayapós, xikrins e gaviões, integrantes da oficina de audiovisual percorrem as ruas de Belém com uma pergunta na ponta da língua: o Brasil foi descoberto ou invadido. Este é o filme fundamental de suas vidas.

16h40 - "Shomõtsi" de Valdete Pinhanta Ashaninka

Crônica do cotidiano de Shomõtsi, um Ashenika da fronteira do Brasil com o Perú. Professor e um dos videastas da aldeia, Valdete retrata o seu tio, turrão e divertido.

Dia 23 de abril (sexta-feira)

16h30 - "Nguné Elü, O dia em que a lua menstruou" de Takumã Kuikuro e Maricá Kuikuro

uma oficina de vídeo na aldeia kuikuro, no Alto Xingu, ocorre um eclipse. De repente, tudo muda. Os animais se transformam. O sangue pinga do céu como chuva. O som das flautas sagradas atravessa a escuridão. Não há mais tempo a perder. É preciso cantar e dançar. É preciso acordar o mundo novamente. Os realizadores kuikuro contam o que aconteceu nesse dia, o dia em que a lua menstruou.

17h - "MARANGMOTXÍNGMO MÏRANG Das crianças Ikpeng para o mundo de Natuyu Yuwipo Txicão, Karané Txicão e Kumaré Ikpeng”

Quatro crianças Ikpeng apresentam sua aldeia respondendo à vídeo-carta das crianças da Sierra Maestra em Cuba. Com graça e leveza, elas mostram suas famílias, suas brincadeiras, suas festas, seu modo de vida. Curiosas em conhecer crianças de outras culturas, elas pedem para que respondam à sua vídeo-carta.

17h40

1. Aprendendo a voar (de Bdjai Xikrim, Sateia Kui Assurini, Topramres Junure, Keyipytiti Bijack, Bemajti Xikrim, Aprare Gavião, Eslani Karaja e Betikre Kayapó)

2. A arte de saber (de Takakri Kayapó, Bdjai Xikrim, Bemajti Xikrim e Betikre Kayapó)

3. O antigo e o novo (de Bdjai Xikrim, Bijack, Bemajti Xikrim e Betikre Kayapó)

Três documentários realizados apartir de oficinas de audiovisual para os indígenas, onde o tema central abordado foi a educação escolar indígena, com base nas conferências regionais culminando com a realização da conferência Nacional. Que reuniu cerca de 200 povos indígenas em Brasília. Apontando novos rumos para educação escolar indígena reforçando cada vez mais o tipo de escola que cada povo quer para seu futuro, onde a autonomia e identidade cultural sejam valores indeléveis para construção do melhor caminho.

Serviço:

Cineclube Pedro Veriano apresenta Ciclo de Documentários Nós Indígenas

Local: Casa da Linguagem – Av. Nazaré, 31

Data: 19 a 23 de abril (segunda a sexta), exceto dia 21

Horário: a partir das 16h30

Entrada Franca



(Guiart)

Nenhum comentário: