domingo, 18 de abril de 2010

Museu sediou evento cultural em alusão ao Dia do Índio

Fotos: Sirnay Moro

O Governo Municipal realizou na noite de quinta-feira (15) por meio da Fundação de Cultura de Aquidauana e do Museu de Arte Pantaneira “Manoel Antônio Paes de Barros” uma noite cultural em alusão do Dia do Índio.

O público que compareceu ao Museu prestigiou exposições de peças de artesanato indígena das etnias Terena e Kadiwèu e uma mostra de fotos e textos sobre a contribuição histórica e cultural dos mesmos para o município de Aquidauana.

Os convidados também visitaram a exposição “Povos da Terra” do artista plástico Ghva, e participaram do lançamento do livro “Mitologia Terena” de autoria de Fátima Cristina Duarte Ferreira Cunha e do Jornal “Emo’u Terenoe Xúnati – Voz Forte Terena”.

Ao lançar o jornal, Célio Francisco dos Santos, que é coordenador Especial de Assuntos Indígenas, ressaltou que toda a comunidade Terena ganhará com a veiculação do jornal. “Agradeço ao prefeito Fauzi, ao deputado Jerson Domingos e ao governador André Puccinelli, por terem acreditado em nosso sonho e sonhado junto conosco. Hoje, nosso jornal é realidade”, disse.

Joãozinho da Silva, coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) que presenciou o evento destacou que as comunidades indígenas crescem quando conhecem sua história. Sobre o jornal Terena Joãozinho disse que “o Emo’u Terenoe Xúnati ecoará por todo Mato Grosso do Sul”.

Carlos Cabral, diretor-presidente da Fundação de Cultura de Aquidauana (Fundaq) informou que o Governo Municipal tem trabalhado políticas públicas voltadas para as comunidades indígenas e que os reflexos destes trabalhos já podem ser sentidos pelos indígenas.

“A valorização do Governo Municipal com os Terena é visível, a começar pela construção da escultura da Índia Terena na praça, a pintura do Mercado Municipal com iconografia da cultura Terena, o resgate da arte Terena através da confecção dos abanos de Carandá, agregando ao produto uma etiqueta que identifica os abanos de acordo com sua origem, dentre diversas outras formas de expressão”, pontuou Cabral.

Para Jandira Trindade a exposição em alusão ao Dia do Índio e os lançamento realizados durante a solenidade desta quarta só reafirmam o valor índios para Aquidauana. “Como o prefeito Fauzi afirmou temos que conhecer a história daqueles que ajudaram a construir a nossa. A iniciativa foi ótima”, disse.

Já o prefeito Fauzi Suleiman iniciou seu discurso afirmando ter orgulho de viver em uma cidade com tamanha diversidade étnica, pontuando ainda que como a maioria da população de Aquidauana não conhece a história dos Terena o Governo Municipal tem trabalhado na divulgação da mesma. “Queremos que as marcas do povo Terena sejam notadas e que as diferenças ao invés de serem aprofundadas sejam respeitadas. Quanto mais conhecemos a história dos Terena, mais passamos a respeitá-los”, disse.

Em relação a semana dos Povos Indígenas e das atividades para o Dia do Índio o prefeito Fauzi disse que a administração municipal tem realizado atividades nas aldeias e fora dos limites das mesmas, atuando nestas localidades com o reforço da agricultura familiar e trabalhos de desenvolvimento sustentável.

“Com todas estas ações buscamos construir juntos, índios e não-índios, um futuro de progresso, desenvolvimento, respeito às tradições e costumes, digno e fraterno para todos nós”, finalizou o prefeito.

Participaram da solenidade a primeira-dama Selma Suleiman, o Secretário de Educação de Anastácio – Laércio Valério, lideranças de aldeias de Aquidauana, gerentes, coordenadores e diretores-presidentes de fundações do Governo Municipal, dentre outros.

Fonte: ACS

Nenhum comentário: