quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Coral indígena Cantos da Terra se apresenta no Canto das Águas 2009

O coral indígena Cantos da Terra participará da programação do VIII Encontro de Corais Canto das Águas, promovido pela Prefeitura de Boa Vista no palco do Centro de Turismo, Artesanato e Geração de Renda, Velia Coutinho. A apresentação será nesta quinta-feira (10), às 18h50.
O grupo cantará duas músicas na língua macuxi: Morîte Upikkatîsaiya e Xiuxiutaon. Neste dia também se apresentam 11 corais de vozes das escolas municipais, do município de Alto Alegre, projeto social Meninos do Dedo Verde, instituições como o Ceje e SHG, além da apresentação dos coros de flauta das escolas municipais Waldemarina Normando Martins e Francisco Bríglia.
O coral Cantos da Terra é formado por 88 pessoas das comunidades Campo Alegre e Vista Alegre, com idade entre 10 e 18 anos. Os ensaios são realizados nas próprias comunidades. Os coralistas têm aulas com cinco músicos, sendo dois violonistas, um regente, um pianista e um flautista.
Além das técnicas musicais, os participantes aprendem a cantar em sua língua materna, o macuxi. Os ensaios do Coral acontecem de segunda à sexta-feira, em dias alternados. A meta é implantar um coral em cada uma das 15 comunidades atendidas pela Prefeitura.
O objetivo do projeto é desenvolver novas habilidades entre as crianças e jovens, promovendo o resgate da cultura e o uso da língua materna. O grupo se prepara para o lançamento do primeiro CD, que está em fase de produção. O material deverá incluir de sete a dez faixas todas cantadas na língua Macuxi e Wapixana.
Canto das Águas - A Prefeitura de Boa Vista realiza de até sábado (12) no Centro de Turismo, Artesanato e Geração de Renda Velia Coutinho, a VIII edição do Canto das Águas. Neste ano, 68 corais e seis grupos de coro de flautas participam da programação.
A intenção é promover a cultura e divulgar o trabalho de educação musical desenvolvido pela Prefeitura, que atende atualmente a cerca de dois mil alunos com aulas de canto coral na rede municipal de ensino.
São 33 corais de vozes e mais seis coros de flautas nas escolas municipais. As crianças participam das aulas e dos ensaios durante todo o ano, em horário oposto às aulas, duas vezes por semana.
O canto coral também é desenvolvido nas comunidades indígenas por meio do projeto Cantos da Terra e em programas sociais como o Meninos do Dedo Verde, Peti e Cabelos de Prata. A Prefeitura mantém ainda o coral ArtCanto, formado por cerca de 50 crianças e adolescentes de 8 a 18 anos.

BV News

 

Nenhum comentário: