quarta-feira, 29 de abril de 2009

Aldeias indígenas terão acervo artesanal exposto na capital paraibana até 10 de maio !!!!!

Por Revista RAIZ.
17 de abril de 2009
Aldeias indígenas terão acervo artesanal exposto na capital paraibana até 10 de maio



A Casa do Artista Popular, na capital paraibana, abre nesta sexta-feira, às 14h, a exposição “Arte do Cotidiano Potiguara-Paraíba 2009”, com um rico acervo de artefatos que representam parte da cultura material de 15, das 27 aldeias do povo potiguara do Estado. Essas aldeias estão localizadas nos municípios de Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição. Segundo a curadora da exposição, Sandra Mori, “‘a exposição reúne um acervo de artefatos que representam parte da cultura material de quinze aldeias do povo potiguara do Estado da Paraíba. São peças da indumentária ritualística, utilitária, decorativas, instrumentos musicais e de pesca, entre outros. As peças são parte significativa da diversidade do nosso Patrimônio Cultural."

Pelo último censo da Funai, Fundação Nacional do Índio, existem cerca de 12 mil moradores nessas aldeias indígenas, sendo que, desses, cerca de 8 mil são considerados índios potiguara. O Programa de Artesanato Paraibano vem trabalhando junto a essas quinze aldeias para o resgate de tecnologias ancestrais dos potiguaras, através de oficinas que proporcionam o repasse de fazeres artesanais que passam de geração para geração. Para a diretora da Casa do Artista Popular, a museóloga Maria Botelho, a exposição Arte do Cotidiano Potiguara-Paraíba 2009 “faz parte de um ciclo de exposições que acontecem no decorrer deste ano, abrindo a casa para diversas atividades culturais relacionadas à arte popular paraibana”, explica.

Na exposição constará, ainda, de uma série de fotografias da pesquisadora e ceramista Rosângela Cordaro, colaboradora do Portal RAIZ. Na abertura haverá uma apresentação da dança do Toré, ritual mágico onde os índios demonstram seus momentos tanto de alegria quanto de tristeza, mas que representam o caminho para despertar a consciência cósmica para a paz.


Serviço:
Exposição “Arte do Cotidiano Potiguara-Paraíba 2009”
Até 10 de maio, de terça à sexta-feira, das 09h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Na Casa do Artista Popular, Praça da Independência, nº 56, Centro, João Pessoa, PB.
Maiores informações pelo telefone (83) 3221-2267
Entrada gratuita

Nenhum comentário: