quarta-feira, 22 de abril de 2009

Concursos promovem a importância da leitura

Assinatura Foto: Ana Paula
Ana Paula
A população brasileira lê pouco, comparativamente a outros países desenvolvidos. Uma fundação brasileira aposta em concursos para incentivar os mais jovens a ler. A iniciativa abrange textos indígenas

A Fundação do Livro Infantil e Juvenil, no Brasil, em parceria com a multinacional Petrobas, promove quatro concursos, cujo objectivo é promover o gosto pela leitura na infância e adolescência. Dois dos concursos visam premiar projectos existentes, há pelo menos dois anos, ou textos de brasileiros ou estrangeiros residentes, no país. “O que nós queremos é promover a importância de ler para o outro. Esse hábito estabelece relações entre membros da família”, afirmou a secretária-geral da fundação, Elizabeth Serra, citada pela Agência Brasil.

Os outros concursos focam-se em obras de escritores indígenas. Existe nessas comunidades uma cultura da oralidade. Elizabeth lembra a importância de obras escritas na perpetuação e difusão da cultura indígena. “Visa os dois lados: promover a autoria desses indígenas, com textos para crianças e jovens e estimular a leitura desses livros nas escolas”, informou a mesma.

Segundo a agência de notícias Senado, o brasileiro só lê em média 2,5 livros, por ano. Nos Estados Unidos, cada pessoa lê dez obras, anualmente, e na Suécia ou na Dinamarca, lêem-se 15. O Brasil produz 50 por cento dos livros da América Latina. Porém, as livrarias existentes no país não são suficientes para a sua população. O presidente da Associação de Livrarias, Vítor Tavares, aponta para um quantia ideal de 4900 livrarias.

Cristina Santos FÁTIMA MISSIONÁRIA
15-04-2009 08:20

http://www.fatimamissionaria.pt/noticia5.php?recordID=21320&seccao=3

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