quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Candidatos indígenas terão cotas no vestibular da UFPA

A partir de 2010, todos os cursos de graduação da UFPA terão duas vagas extras destinadas, especificamente, para candidatos de origem indígena. A seleção será por critérios diferenciados e as inscrições estão abertas até o dia 11 de setembro, por meio do site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS), no endereço www.ceps.ufpa.br. Candidatos indígenas estão isentos do pagamento das taxas de inscrição.

Os estudantes indígenas que se inscreverem no processo seletivo terão até o dia 16 de setembro para apresentar, em um dos campi da Universidade, na capital ou no interior, histórico escolar do ensino médio e comprovante de pertencimento à etnia indígena, emitido por autoridades políticas indígenas, caciques ou presidentes de associações indígenas.

O concurso envolverá análise do histórico escolar, entrevista e redação. A prova será realizada no dia 13 de dezembro, das 8h às 13h, nos municípios de Altamira, Belém, Marabá e Santarém. Os critérios de pontuação e classificação serão definidos por uma comissão avaliadora designada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (PROEG). No caso de haver mais aprovados do que número de vagas, terá prioridade o candidato que tiver maior idade.

“Temos casos de indígenas que conhecem vastamente as narrativas, os contos e os mitos da sua cultura, mas tiveram notas baixas ao serem avaliados sobre seus conhecimentos na nossa forma de literatura. Esse é um diferencial cultural que deve ser respeitado na nossa forma de seleção, bem como a diferenciação linguística”, explica a antropóloga Jane Beltrão, que escreveu um parecer sobre a criação das vagas.

Devido a essa preocupação, a PROEG criou uma Comissão Especial para analisar e discutir os critérios do processo seletivo. A Comissão conta com professores do Instituto de Ciências Jurídica da UFPA, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, do Instituto de Ciências da Arte e representantes de povos indígenas.

Aqueles candidatos indígenas que desejam ingressar em um dos cursos de Arte da Universidade, ou seja, em Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais, em Licenciatura em Dança, em Música ou em Teatro, devem ser aprovados no exame de habilidades a ser realizado em Belém, no dia 20 de setembro.

A pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPA, Marlene Freitas, diz que a abertura de vagas, na UFPA, com processo de ingresso diferenciado para indígenas faz da Universidade um espaço mais diverso, democrático e inclusivo. “Os indígenas são povos muito ricos culturalmente. Imagine os resultados positivos que podem ser gerados dentro do ambiente acadêmico, pela troca de saberes, ao termos, por exemplo, um índio com conhecimentos tradicionais acerca de ervas medicinais no curso de Farmácia, ou ainda, a sabedoria sobre a biodiversidade amazônica aproveitada no curso de Engenharia de Alimentos ou mesmo de Antropologia! As expectativas são as melhores possíveis e a transmissão de saberes se dará em uma via de mão dupla”.

PSS 2010: Até nesta terça-feira, dia 25 de agosto, 46.753 pessoas haviam preenchido a ficha de inscrição no site do CEPS. O PSS 2010 oferta 6.082 vagas por meio de 144 diferentes cursos de graduação. São 790 vagas a mais que no PSS 2009. A relação entre as vagas destinadas à capital e ao interior também está mais próxima este ano. Belém espera 3.476 (57,15% dos) calouros em 2010. Já os campi do interior aguardam 2.606 (42,85% dos) novos universitários. Mais de 21 mil pessoas solicitaram a isenção da taxa de inscrição e a relação com os nomes dos contemplados pelo benefício será divulgada no dia 31 de agosto.


Fonte: Rede Notícia

Nenhum comentário: