quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Inscrições para indígenas na UFPA já começaram

A partir de 2010, em cada curso ofertado na Universidade Federal do Pará, haverá a disponibilização de duas vagas específicas para candidatos indígenas. As inscrições começam nesta terça-feira, dia 1º de setembro, e seguem abertas até o próximo dia 11, no endereço www.ceps.ufpa.br. Os detalhes sobre a forma de ingresso destes candidatos estão disponíveis no adendo do edital do PSS 2010.



Os estudantes indígenas que se inscreverem no processo seletivo terão até o dia 16 de setembro para apresentar, em um dos campi da Universidade, na capital ou no interior, histórico escolar do ensino médio e comprovante de pertencimento à etnia indígena, emitido por autoridades políticas indígenas, caciques ou presidentes de associações indígenas.



O concurso envolverá análise do histórico escolar, entrevista e redação. A prova será realizada no dia 13 de dezembro, das 8h às 13h, nos municípios de Altamira, Belém, Marabá e Santarém. Os critérios de pontuação e classificação serão definidos por uma comissão avaliadora designada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (PROEG).



Para divulgar o edital de seleção para indígenas e discutir o ingresso de índios na UFPA, serão realizadas quatro reuniões nos municípios onde haverá prova do PSS 2010 para indígenas. O evento conta com o apoio de lideranças indígenas, do Ministério Público Federal, do Conselho Indigenista Missionário – Regional Norte II (CIMI), da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), da Fundação Ford e de pesquisadores da UFPA. Clique aqui e veja o calendário de visitas.



SELEÇÃO DIFERENCIADA: “Temos casos de indígenas que conhecem vastamente as narrativas, os contos e os mitos da sua cultura, mas tiveram notas baixas ao serem avaliados sobre seus conhecimentos na nossa forma de literatura. Esse é um diferencial cultural que deve ser respeitado na nossa forma de seleção, bem como a diferenciação linguística”, explica a antropóloga Jane Beltrão, que escreveu um parecer sobre a criação das vagas.



Devido a essa preocupação, a PROEG criou uma Comissão Especial para analisar e discutir os critérios do processo seletivo. A Comissão conta com professores do Instituto de Ciências Jurídica da UFPA, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, do Instituto de Ciências da Arte e representantes de povos indígenas.



Aqueles candidatos indígenas que desejam ingressar em um dos cursos de Arte da Universidade, ou seja, em Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais, em Licenciatura em Dança, em Música ou em Teatro, devem ser aprovados no exame de habilidades a ser realizado em Belém, no dia 20 de setembro.



A pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPA, Marlene Freitas, diz que a abertura de vagas, na UFPA, com processo de ingresso diferenciado para indígenas faz da Universidade um espaço mais diverso, democrático e inclusivo. “Os indígenas são povos muito ricos culturalmente. Imagine os resultados positivos que podem ser gerados dentro do ambiente acadêmico, pela troca de saberes, ao termos, por exemplo, um índio com conhecimentos tradicionais acerca de ervas medicinais no curso de Farmácia, ou ainda, a sabedoria sobre a biodiversidade amazônica aproveitada no curso de Engenharia de Alimentos ou mesmo de Antropologia! As expectativas são as melhores possíveis e a transmissão de saberes se dará em uma via de mão dupla”.



PSS 2010: O PSS 2010 oferta 6.082 vagas por meio de 144 diferentes cursos de graduação. São 790 vagas a mais que no PSS 2009. A relação entre as vagas destinadas à capital e ao interior também está mais próxima este ano. Belém espera 3.476 (57,15% dos) calouros em 2010. Já os campi do interior aguardam 2.606 (42,85% dos) novos universitários.

(Ascom/UFPA)

Nenhum comentário: