quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Livro mostra a magia dos indígenas de MT em coleção infantil

Redação 24HorasNews
Com assessoria



O Quarup é uma festa indígena que homenageia os mortos. É uma comemoração linda, regada de muita dança, música, lutas e peixes saborosos. Ela se realiza sempre na estação da seca (agosto ou setembro), porque nesta época nunca chove e há fartura de alimentos. O personagem mais importante é um parente próximo do morto que será homenageado. Ele é o responsável pela alimentação de todos os convidados. Várias pessoas ajudam na organização da festa, já que o festeiro sozinho não conseguiria preparar, armazenar e distribuir a comida. Há ainda os mensageiros, que se encarregam de ir até as aldeias amigas e convidar sua gente para o Quarup..

Em Quarup uma festa no Xingu, o personagem central – Dani – narra sua experiência no parque indígena do Xingu durante um feriado prolongado. Ele tem seu primeiro contato com a floresta, com inúmeros peixes, bichos e também com os índios da região.

As belas ilustrações de Joana Lira permitem uma imersão nas lendas, mitos, danças e superstições do povo indígena.

A Coleção:

Cada livro da coleção “Vamos cirandar pela cultura popular” oferece aos pequenos leitores uma divertida viagem por um Brasil de festas, brincadeiras, danças, mitos, lendas, superstições e muita criatividade, sempre valorizando as tradições de nossa terra e a sabedoria do nosso povo.

Crianças como protagonistas: Em vez de textos meramente informativos, uma história envolvente, tendo sempre uma criança como personagem principal, convida o leitor a uma aproximação lúdica de cada tema.

De Norte a Sul: Mesclando um sério trabalho de pesquisa e a sensibilidade de escritores familiarizados com a linguagem e a visão de mundo da criança, cada livro é ambientado em uma região diferente do Brasil. E ao revelar costumes, valores e linguajar típico do pedaço de nosso país focalizado, a história se enriquece ainda mais.

Ao final da ficção, o leitor encontra outras informações sobre o assunto de um

jeito leve, mas consistente.

Arte brasileira: Belas ilustrações de artistas contemporâneos, que com seu traço e suas cores captam a exuberância de nossa cultura regional, dão o toque final a esses livros capazes de encantar pessoas de todas as idades.

Com os títulos da coleção Vamos cirandar pela cultura popular a criança descobre um Brasil autêntico, que, apesar da modernidade, ainda guarda muito de suas origens e de seus encantos.

Nenhum comentário: