sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Arte indígena apresentada na Feira do Livro Indígena

Pinturas e desenhos que contam a história de um povo, foi o que mostrou a indígena Luciana Kaingág e o ilustrador Maurício Negro, na apresentação da performance artística realizada na oca central na segunda tarde da Feira do Livro Indígena.

Através de quadros ilustrados e pintados, eles contaram as tradições do povo indígena Kaingág. Etnia que vive nas terras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e São Paulo. Para a indígena Luciana Kaingág, o evento vem como a oportunidade de contar a mitologia do povo Kaingág, que busca exibir sua cultura através da arte. “A pintura é muito importante para nós, é como dividimos as famílias (clãs).

Ela explica que o tamanduá desenhado em sua tela é a representação da música e da noite, e a onça do dia. “Dizem os mais velhos, que os pajés saiam a noite em busca do som, e avistaram o tamanduá tocando flauta, assim foi da descoberta a música para nós”. A perfomance artística não para, nesta quinta-feira (8) às 14h30 na oca central na praça da República, mais contos através da arte, com o indígena Yaguaré Yamã e o ilustrador Jô Oliveira.

Nenhum comentário: