sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Paragominas no clima dos Jogos Indígenas

O Ministério dos Esportes, patrocinador do X Jogos dos Povos Indígenas, já divulgou a programação do evento, que vai acontecer de 30 de outubro a 7 de novembro, no Parque Ambiental de Paragominas, nordeste do Estado. Durante os sete dias de atividades, serão realizadas competições e apresentações culturais de cerca de 35 etnias de todo o país.

A menos de 15 dias dos Jogos, Paragominas se prepara para a chegada dos ilustres visitantes. Os índios tembés e kaapor, etnias da região, estão trabalhando na montagem das 28 ocas, que compõe a vila olímpica e que vão abrigar cerca de 1.300 índios do Brasil, além dos aborígenes canadenses e australianos. Até agora, 14 ocas estão prontas e a previsão é que ainda esta semana os trabalhos sejam concluídos.

É a terceira vez que uma cidade paraense sedia a competição. Marabá foi a primeira, em 2000, a segunda foi Marapanim, em 2002, e a terceira Paragominas, em 2009.

Segundo a organização do evento, mais de 50 mil pessoas estão sendo esperadas. A pira olímpica será acesa na sexta-feira, dia 30, quando será realizado a “Cerimônia de Acendimento do Fogo Ancestral Indígena”, a partir das 18h.

Segundo Sérgio Tembé, da reserva indígena do alto Rio Guamá, em Paragominas, os rituais indígenas, as famosas “pajelanças”, serão atrações a parte neste dia. Cada etnia tem seus ritos próprios, identidades culturais preservadas ao longo dos anos. “Fazemos questão de preservar nossas raízes. Até a data da realização dos jogos é especial para nós, pois segue o nosso calendário lunar”, conta o tembé. (Diário do Pará)

Nenhum comentário: