domingo, 4 de outubro de 2009

FLIMT presenteia público com vários lançamentos de livros

Por Ângela Coradini

Durante os cinco dias de programação da Feira do Livro Indígena de Mato Grosso (FLIMT), 18 autores estarão lançando 18 obras que tratam de poesia, historia, educação e do indígena. Os lançamentos são uma das grandes atrações da FLIMT e serão realizados nos estandes das respectivas editoras, da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), e também, no estande do Núcleo de Escritores e Artistas Indígenas do Instituto Indígena Brasileiro para a Propriedade Intelectual (NEArIn).

Dentre os escritores, alguns indígenas e outros não, há parcerias, como no caso de Daniel Munduruku e Maurício Negro, que estão juntos na obra “A palavra do grande chefe”, publicação da Global Editora, que será lançada na sexta-feira (09), às 17h, no estande do NEArIn.. O título é uma adaptação livre, poética e ilustrada de um dos mais belos e profundos discursos feitos em defesa do meio ambiente, escrito pelo “Chefe indígena Seattle” em 1854.

Daniel Munduruku, indígena e diretor presidente do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual (INBRAPI), também é autor de “Banquete com os Deuses”, terceiro livro a ser lançado durante a FLIMT, no dia 06, às 18h, também no estande do NEArIn.

Uma outra união de autores é a de Ema Marta Dunck Cintra e Áurea Cavalcante Santana, com o livro “Diversidade e políticas lingüísticas”, da Editora da UFMT. Esta obra faz parte da “Coletânea Educação Escolar Indígena”, um conjunto de nove livros, escritos por professores e pesquisadores da área, todos publicados pela Editora da Universidade Federal de Mato Grosso. A Coletânea será lançada a partir das 11h, na quinta-feira (08), no estande as SEDUC.

Outras obras também irão presentear o público. Deborah Goldemberg, antropóloga e escritora traz o título “O Fervo da Terra”, da editora Carlini & Caniato, uma novela multiétnica e transbrasileira sobre a colonização em Mato Grosso. Já Graça Graúna, educadora e descendente da etnia Potiguara, apresenta o livro “Criaturas de Ñanderu”, que conta a história de uma bela índia que teve seu nome trocado pelo de um pássaro. O livro é uma publicação da Editora Amarylis, selo editorial da editora Manole.

Ainda completando a agenda de lançamentos estão: Heloisa Prieto, com “Divinas Desventuras”, da Companhia das Letras; e Cristino Wapixana, com “A Onça e o fogo”, da Editora Amarylis. O escritor indígena, Yaguarê Yamã, lança a obra “As pegadas do Curupyra”, e finalizando a lista, o Secretário de Estado de Cultura Paulo Pitaluga, apresenta dois livros “Os índios Xarayés” e “Os índios Cuyabás”.

Confira a programação dos lançamentos

Dia 06
18h
“O Banquete dos Deuses”, de Daniel Munduruku. Editora Angra
Local: Pavilhão do Palácio - Stand Nearin

Dia 07
10h
“Divinas Desventuras”, de Heloisa Prieto. Companhia das Letras
Local: Pavilhão do Palácio - Stand Editora Paraty

17h
“Criaturas de Ñanderu”, de Graça Graúna. Editora Amarylis, selo editorial da editora Manole.
Local: Pavilhão do Palácio - Stand Nearin

Dia 08
11h
“Coletânea de Educação Escolar Indígena”
Local: Pavilhão da República - Stand SEDUC

17h “Os Índios Xarayés”, de Paulo Pitaluga. Instituto do Homem Brasileiro
“Os Índios Cuyabás”, de Paulo Pitaluga. Editora Tanta Tinta
“O Fervo da Terra”, de Deborah Goldemberg. Editora Carlini & Caniato
Local: Pavilhão do Palácio - Stand Tanta Tinta

Dia 09
17h
“A Palavra do Grande Chefe”, de Daniel Munduruku e Maurício Negro.
Global Editora
Local: Pavilhão do Palácio - Stand Nearin

Dia 10
10h
“A Onça e o Fogo”, de Cristino Wapichana. Editora Amarylis
Local: Pavilhão do Palácio - Stand do Nearin

17h
“As pegadas do Curupyra”, de Yaguarê Yamã. Mercuryo Jovem
Local: Pavilhão do Palácio - Stand Nearin

Acessem o site da FLIMT:
http://www.cultura.mt.gov.br/TNX/hotsites/feiradolivroindigena

Nenhum comentário: