domingo, 4 de outubro de 2009

Orquestra realizará abertura da Feira do Livro Indígena

Por NAINE TERENA

Com início na próxima terça-feira, 6 de outubro, a Feira do Livro Indígena de Mato Grosso (FLIMT) promete agradar o público. No período da manhã a FLIMT abre as portas aos visitantes com uma Cerimônia Espiritual Indígena. Em seguida o grupo Nação Nativa Umutina realizará algumas danças, representando todos os povos indígenas presentes. Ainda na manhã da terça-feira, acontecerá a abertura do Seminário de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso, que tem como tema “O Lugar da Leitura na Sociedade da Informação” e o Lançamento da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, feito pela Unemat e ONU.

No período da noite será a Cerimônia Oficial de abertura da Feira, com o Lançamento do Projeto Cinemais Cultura, que prevê a implantação de salas de cinemas em Mato Grosso, o lançamento da Academia dos Saberes Indígenas, uma espécie de Academia de Letras voltada a cultura indígena e o Lançamento da Antologia de Textos de Autores Indígenas. Para encerrar a Cerimônia, a Orquestra do Estado de Mato Grosso, regida pelo Maestro Leandro Carvalho, presenteara o público com um concerto especial para o evento.

A Orquestra do Estado de Mato Grosso se apresentará com 19 músicos sob regência do maestro Leandro Carvalho. Serão 8 violinos, 2 violas, 2 violoncelos, 1 contrabaixo, 3 percussão e 3 violas de cocho. No repertório serão executadas obras a partir dos temas recolhidos por Villa-Lobos, Jean Lery e E. Roquette Pinto.

Nenhum comentário: