quinta-feira, 8 de julho de 2010

Governo de Mato Grosso atende reivindicações de povos indígenas

Da Redação

A criação da Federação dos Povos e Organizações Indígenas no Estado de Mato Grosso já apresenta bons resultados. Em reunião inédita concluída na quarta-feira (07.07) no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, lideranças de oito povos indígenas agradeceram a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Casa Civil.

Com a finalidade de estreitar as relações, durante dois dias cerca de 50 pessoas trataram de vários assuntos ligados à população indígena estadual. O resultado foi uma ata de reivindicações entregue ao secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, que representou o governador Silval Barbosa no encerramento do evento.

Dentre as principais solicitações, Moraes se comprometeu em intermediar junto à Secretaria de Infraestrutura para recuperação da estrada do Kapoto, que dá acesso as aldeias indígenas, bem como à Secretaria de Meio Ambiente, para fiscalizar a pesca predatória no Rio Xingu.

O secretário da Casa Civil falou que a pauta de reivindicações será tratada pelo Governo do Estado com a maior seriedade possível. Ele alertou para a importância do fortalecimento das lideranças indígenas com seus povos, e ao mesmo tempo constitucionalmente, evitando-se atravessadores, cujas intenções nem sempre configuram os interesses dos povos indígenas. “O governador Silval Barbosa quer o estreitamento e o fortalecimento da relação Estado e povo indígena, sobretudo da relação de confiança entre o chefe do Poder Executivo e os líderes indígenas”, reforçou Eder Moraes.

Segundo o Cacique Domingos Xavante, os indígenas gostam de autoridade que ajuda e atende. “Estamos começando a encontrar o canal, com a criação da Federação dos Povos e Organizações Indígenas no Estado de Mato Grosso. Isso é motivo de muita felicidade para todos os índios”.

Mato Grosso convive com 42 povos indígenas. São povos como os Caiapós, Parecis, Bakairi, Xavantes, Yalapiti, entre outros. “Somos o único Estado do país com essa diversidade e precisamos aprender a conviver com isso, precisamos estar mais próximos desses povos da floresta e dividir conhecimentos diante de tanta diversidade”, concluiu o secretário da Casa Civil.

Para o tenente-coronel Alessandro Mariano Rodrigues, superintendente de Assuntos Indígenas, cuja Superintendência é subordinada a Casa Civil, o grande objetivo da reunião foi ouvir as necessidades dos povos indígenas e potencializar os projetos já existentes no governo”.

Para ele, o encontro dá continuidade ao processo de discussão e diálogo na busca da construção de alternativas de sustentabilidade desses povos. Estiveram presentes índios das etnias Bororo, Bakairi, Trumai, Juruna, Paresí, Xavante, Caipó e Umutina.

Também participaram da reunião representantes das diversas Secretarias do governo, como Meio Ambiente, Infraestrutura, Educação, Saúde e MT Regional, de acordo com as demandas apresentadas.

Fonte: O Documento

Nenhum comentário: